Exame de DNA: Investigação de Vínculo Genético (Paternidade)

Quais são os tipos de casos de Investigação de Vínculo Genético?

• TRIO:

• Paternidade: Mãe + Filho Investigante X Suposto Pai
• Maternidade: Pai + Filho Investigante X Suposta Mãe

• DUO:
• Paternidade:  Filho Investigante X Suposto Pai
• Maternidade: Filho Investigante X Suposta Mãe

• RECONSTITUIÇÃO GENÉTICA: Feita com amostras dos parentes diretos de primeiro grau do suposto pai falecido/ausente. Quanto mais parentes, maior a probabilidade de reconstituir os alelos paternos.  

• EXUMAÇÃO  POST MORTEM: Método para a obtenção de amostras biológicas extraídas de restos cadavéricos. A qualidade do DNA dependerá do estado de conservação do cadáver do indivíduo investigado. 

Pode ser feito na ausência da mãe? Sim. O DNA da mãe é como um controle dos alelos herdados pelo filho, pois este receberá de cada um dos pais a metade dos cromossomos. Na ausência da mãe, o exame pode ser feito, mas recomenda-se um maior número de marcadores. Se a criança não estiver registrada no nome do suposto pai, é preciso uma autorização por escrito, assinada pela mãe ou responsável legal. 

Pode-se realizar o exame antes do nascimento da criança?  Sim, para isso deve-se colher a amostra de líquido amniótico. Recomenda-se fazer a coleta entre a 17ª e 28ª semanas de gestação. Este tipo de coleta é feito apenas 01 (uma) vez, por médico especialista. 


Quantos marcadores devem ser analisados para um resultado de inclusão com uma probabilidade mínima de 99,999%?
 Em geral, as análises com, ao menos, 15 marcadores para TRIO e 17 para DUO são suficientes para atingir esta probabilidade.  

O uso de medicamentos pode alterar o resultado do exame?  É preciso estar em jejum para realizá-lo? O uso de medicamentos pode dificultar a investigação, mas não impossibilita a realização do exame e não é necessário jejum.

Quais amostras podem ser utilizadas para extração do DNA? Todas são confiáveis? Os tipos de amostras são variáveis, podendo ser tecido ósseo, cabelo, unha, saliva, sangue, entre outras. A credibilidade do exame é igual em qualquer amostra.  

Por que a probabilidade de uma Investigação de Paternidade em um caso de inclusão não alcança 100%, ficando em 99,999%? Só para exclusão da paternidade o resultado alcança 100%. Na inclusão, onde o suposto pai é pai biológico, é impossível obter um resultado igual a 100%, pois utiliza-se um cálculo estatístico comparando todos os indivíduos da população. O processo sugere uma hipótese de que há, ao menos, um indivíduo na população com a probabilidade de ter o perfil genético igual ao do suposto pai. Quanto maior o índice da paternidade, menor será a possibilidade da existência de outro indivíduo com o mesmo perfil genético.

NOTA: Há um novo teste sem a utilização do líquido amniótico, necessitando apenas do sangue da mãe e do suposto pai, podendo ser realizado já a partir da 9ª semana de gravidez. Porém, possui algumas especificações e um custo mais elevado. Consulte-nos para mais informações.

Compartilhe!

Mais matérias

Creatinina

O exame de creatinina é uma ferramenta essencial para avaliar a saúde renal e muscular. Neste artigo, exploraremos em detalhes o que esse exame identifica,

Exames 3ª Idade

Cuidar da saúde é essencial em todas as épocas da vida. Entretanto, a partir dos 50 anos, quando tem início a terceira idade, os cuidados

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.

×
Pular para o conteúdo